“A Terra Treme”: Exercício Nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico a 5 de novembro

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai promover no próximo dia 5 de novembro, às 11h05, a 8º edição do exercício público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME.

A TERRA TREME é uma das medidas integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, que visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

O exercício ajudará a conhecer e praticar os 3 gestos simples, que podem salvar vidas a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. Durante 1 minuto, os participantes, individual ou coletivamente (escolas, empresas, famílias, instituições públicas, privadas ou associativas), executarão os 3 gestos de autoproteção- BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR.

A data apontada para a sua realização coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU.

Atenta a situação pandémica associada à COVID’19, importa sublinhar que a realização destas iniciativas deve obedecer às orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A este propósito, é de referir que, a participação nesta iniciativa através da execução dos 3 gestos de autoproteção pode ser realizada em diversos contextos em segurança.

Menu