Agrupamento de Escolas Morgado Mateus: continuamos ligados

Vivemos um momento de isolamento devido à pandemia CoronaVirus. A escola encerrou, cada um recolheu-se em sua casa, sem preparação para enfrentar este momento único da humanidade. De sexta, dia 13, para segunda, dia 16, as aulas tradicionais converteram-se em aulas virtuais utilizando os meios de informação e comunicação. Toda a comunidade escolar fez o possível e o impossível para utilizar todos os recursos disponíveis, conhecimento e imaginação para chegar aos alunos, para que o 2º período se concluísse, mostrando que a Escola é o elemento seguro, que se manterá sempre presente na vida de cada aluno. Passar da aula tradicional, para o sistema e-learning pôs a nu as assimetrias sociais existentes, a força e o empenho de toda uma classe profissional, que à custa do seu equipamento pessoal e internet doméstica, fez a mudança inesperada e rápida, disfarçando o desinvestimento que tem sido feito na Educação nos últimos anos. Como vai ser a partir daqui, não sabemos.

  A biblioteca escolar assumindo o seu papel de estrutura signficativa da Escola, com experiência em promover a ligação entre todos, criou o movimento CONTINUAMOS LIGADOS, convidando a comunidade escolar a integrar o movimento, contribuindo com uma frase/pensamento sobre este momento especial e dando a cara através de uma foto, a publicar nas redes sociais e blogues da biblioteca escolar. O movimento continua a crescer (ver em http://sitiobeaemm.blogspot.com/), as mensagens são diversas e ricas em conteúdo e em entusiasmo.

 “Cada um estará na sua casa com ou sem família, vivendo os seus dramas, nestes dias de insegurança, de imprevisibilidade, de desconforto e de sofrimento. Não podemos ver os amigos e os colegas, abraçá-los, rir com eles e partilhar experiências, mas a biblioteca continua a unir, plantando esperança e ajudando a vencer o medo. 

Um pensamento, uma frase simples e dar a cara, reforçarão e consolidarão, certamente a unidade, a coesão e a identidade deste grande grupo denominado Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus.

Estamos separados, num todo feito de longe e de perto, e de mãos dadas percorremos esta rua deserta, até ao final, onde nos espera a primavera.”

 CONTINUEM BEM E EM CASA, JUNTOS VENCEREMOS.

Anabela Quelhas (professora bibliotecária)

Menu