Autarquia de Lamego associa-se a campanha de prevenção de maus-tratos na infância

A Câmara Municipal de Lamego junta-se à iniciativa promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens que visa sensibilizar para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude. A campanha decorre durante o mês de abril e tem como símbolo o laço azul. A Torre de Menagem do Castelo de Lamego foi o local escolhido para a instalação deste laço que se acende hoje pela primeira vez e ao longo de todas as noites deste mês.

A violência contra crianças e jovens é um dos maiores flagelos da nossa sociedade e um dos mais graves problemas de saúde pública que deixa marcas profundas e repercussões inimagináveis. Nesse âmbito, todos os anos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) promove várias iniciativas para assinalar a data, alertando e sensibilizando para esta realidade.

Neste âmbito, a Câmara Municipal de Lamego associa-se a esta campanha, em estreita colaboração com a CPCJ de Lamego, com o objectivo de despertar a consciência da comunidade para a forma como pode contribuir para a prevenção dos maus-tratos infantis e juvenis, ao mesmo tempo que promove a prática de uma parentalidade segura e positiva.

Ângelo Moura, presidente da Câmara Municipal de Lamego sublinha que «esta iniciativa reveste-se de extrema relevância e nesse sentido era imperativo que nos juntássemos, novamente, à mesma. Só que este ano, e com o intuito de destacar ainda mais a questão dos maus-tratos contra crianças e jovens, quisemos que o laço azul, e pela primeira vez, fosse instalado num local emblemático da cidade, daí a nossa escolha ter recaído no Castelo, um monumento de grande significado. É importante que se continuem a desenvolver este tipo de acções para que se consiga despertar a consciência dos cidadãos para a problemática em causa, apostando assim na sua prevenção e, acima de tudo, na protecção dos direitos de crianças e jovens.»

Sob o mote “Serei o que me deres…que seja amor”, esta iniciativa vai decorrer durante todo o mês de abril, estando agendadas várias ações de sensibilização e prevenção de maus-tratos e abusos na infância.

Menu