Autarquia de Ribeira de Pena assume despesa na aplicação de chips ruminais

A agricultura e a pecuária são duas das atividades mais importantes para o desenvolvimento do nosso concelho. Muitas famílias exercem como principal atividade económica a exploração pecuária, retirando dessa atividade o rendimento para sustentar os respetivos agregados familiares. Atento às reais necessidades da população, o Município de Ribeira de Pena garante aos agricultores o serviço de sanidade animal, sendo pago a 100%. Este serviço inclui a vacinação e identificação de todas as novilhas jovens para recria.

Recentemente, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) passou a cobrar monetariamente ao agricultor a aplicação dos chips ruminais, tendo o agricultor que contrair essa despesa.

Inconformado com esta decisão e, tendo em conta a situação financeira dos produtores pecuários, o atual executivo municipal, liderado por João Noronha, assume assim o compromisso de assumir esta despesa e, desta forma, impulsionar o setor agropecuário e aumentar os rendimentos dos agricultores.

A atribuição deste apoio tem como objetivos incentivar a produção de raças bovinas, ovinas e caprinas, promover o desenvolvimento sustentável do Concelho e, consequentemente, o crescimento da economia local.

Menu