Aviso à população: previsão de queda de neve acima dos 600 metros

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, está previsto um agravamento das condições meteorológicas, sendo que, entre as 06h00 e as 18h00 de dia 4, irá vigorar o aviso laranja, devido à previsão de queda de neve acima da cota dos 600 metros.

O distrito de Vila Real vai estar sob aviso amarelo, das 21h00 do dia 3 até às 12h00 do dia 4, devido à previsão de vento forte de noroeste, com rajadas até 95 km/h nas terras altas.

Entre as 00h00 e as 06h00 do dia 4, vai vigorar o aviso amarelo para queda de neve acima de 1400/1600 metros, descendo a cota para 600 metros a partir da madrugada de dia 4. Chama-se a atenção para a possibilidade de formação de gelo.

A partir das 06h00 e até às 18h00 do dia 4, o aviso é elevado para laranja, devido à previsão de queda de neve acima da cota dos 600 metros.

Entre as 18h00 do dia 4 e as 06h00 do dia 5, o aviso volta a ser amarelo devido à previsão de queda de neve acima da cota de 600 metros.

Em função das condições meteorológicas presentes e previstas é expectável:

  • Piso rodoviário escorregadio por eventual acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água;
  • Possibilidade de cheias rápidas, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
  • Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
  • Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
  • Danos em estruturas montadas ou suspensas;
  • Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento forte, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia;
  • Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência;
  • Aumento do desconforto térmico na população em especial pela conjugação da temperatura mínima baixa e do vento intenso, em especial nas noites de quinta para sexta-feira e de sexta-feira para sábado.
Menu