“Borboletas aos Montes” e “Plataforma Proanimal” vencem Orçamento Participativo da Freguesia de Vila Real

“Borboletas aos Montes – Associação de Ajuda a Doentes Oncológicos da Mama” e a “Associação de Proteção Animal – Plataforma Proanimal” foram as vencedoras da edição de 2020 do Orçamento Participativo da Freguesia de Vila Real. Os projetos destas duas associações foram os mais votados entre 9 concorrentes e, por isso, a sua execução vai ser apoiada, respetivamente, em 8 mil euros pela Freguesia de Vila Real.

Segundo Francisco Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Vila Real, “esta edição revelou, mais uma vez, o sucesso desta iniciativa que convida a nossa comunidade a propor e a destinar apoios financeiros para projetos que correspondem a necessidades da nossa Freguesia”. O autarca destacou e agradeceu “a todos os que concorreram, votaram e elegeram os projetos vencedores”, concluindo que “os dados de participação demonstram uma boa aceitação e provam que a Freguesia de Vila Real é um verdadeiro motor de cidadania. Fomos a primeira freguesia do distrito a implementar um orçamento participativo e queremos ser a que mais vezes o implementa”.

“Exercitar para bem-estar”, projeto apresentado pela associação “Borboletas aos Montes”, obteve 290 votos, de um total de 1060, e tem como objetivo proporcionar a prática de exercício físico planeada, personalizada e adaptada às necessidades específicas de mulheres que tenham sido submetidas a uma cirurgia mamária decorrente de uma situação de cancro.

“Com eles em casa e na rua” é o projeto apresentado pela “Plataforma Proanimal”, que obteve 218 votos, e tem prioridades como chipar, vacinar e desparasitar animais recolhidos por aquela associação; prestar apoio a famílias carenciadas com animais com necessidades básicas e medicamentosas; cuidar dos espaços envolventes de cada colónia, entre outras.

O Orçamento Participativo da Freguesia de Vila Real promove a participação dos vila-realenses na escolha e definição de políticas públicas, com o objetivo último de elevar o sentido de cidadania e comunidade. É uma iniciativa que ocorre anualmente desde 2016, tendo sido esta a sua quinta edição.

Menu