Câmara de Murça Continua Investimento na Prevenção Estrutural


O Município de Murça viu recentemente aprovada uma candidatura que irá permitir um considerado investimento na área florestal para o ano de 2019, particularmente na rede de faixas de gestão de combustível. Estas ações integram um conjunto de iniciativas que visam prevenir e minimizar os efeitos dos incêndios florestais.

A medida a que a Câmara Municipal de Murça se candidatou faz parte do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR 2020), tendo como objetivo a prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos. As ações a realizar irão centrar-se na beneficiação da rede viária nas redes primárias e secundárias de faixas de gestão de combustível. Serão alvo de melhoria áreas em Jou, Valongo de Milhais e Fiolhoso, Freguesias consideradas prioritárias.

A intervenção na rede primária é fundamental para a prevenção de incêndios florestais, uma vez que se trata de uma faixa de gestão de combustível, com uma largura não inferior a 125m, que funciona como um elemento estruturante, a fim de desempenhar um conjunto de funções assentes na defesa de pessoas, bens e do espaço florestal. Estas funções incluem a diminuição da superfície percorrida por grandes incêndios, permitindo e facilitando uma intervenção direta de combate ao fogo, a redução dos efeitos da passagem de incêndios, protegendo de forma passiva vias de comunicação, infraestruturas e equipamentos sociais, zonas edificadas e povoamentos florestais, e o isolamento de potenciais focos de ignição de incêndios.

A intervenção ocorrerá em áreas consideradas como de perigosidade de incêndio florestal muito alta, nos termos do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Município de Murça.  

Menu