“Camião da Esperança” chega amanhã a Vila Real


A iniciativa conjunta da Galp, da TVI e da Comercial, “Camião da Esperança”, arrancará amanhã no concelho de Vila Real e terá como foco central os testes COVID-19 às populações que vivem no interior de Portugal. O objetivo é ajudar a colmatar as limitações resultantes da menor capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde (SNS) em zonas com menor densidade populacional. Depois de Vila Real, nos dias 18 e 19 de abril, onde a Câmara Municipal será o parceiro local, está previsto que o Camião da Esperança passe, nos dias seguintes, pelos concelhos de Chaves, Mirandela, Tabuaço e Aguiar da Beira.

O Camião da Esperança terá uma equipa técnica composta por 4 médicos, 4 enfermeiros, 2 administrativos e 1 motorista, estimando-se que sejam feitos cerca de 100 testes por dia, com perspetiva de divulgação de resultados em 48 horas. A expectativa é que o Camião fique de um a três dias em cada localidade, ajustando o percurso para as regiões seguintes em função das necessidades do país.

A operação no terreno será liderada pela Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, que fará a articulação de todos os procedimentos com o Ministério da Saúde através das Administrações Regionais de Saúde (ARS) de cada região, para identificar os focos prioritários, os procedimentos oficiais de rastreamento e posteriores procedimentos. Tem ainda como parceiros a KPMG, Mundipharma, Planetiers, Sabseg, Unilabs e a GlobalSport, que assegura a operacionalidade logística do “Camião da Esperança”.

De ressalvar que apenas os utentes identificados previamente pelas ARS, nomeadamente pelos Centros de Saúde locais, poderão ser encaminhados para o camião e ser testados.

Menu