Carlos Moedas reúne com autarcas e empresários

No âmbito do dia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), dia do seu 33º aniversário, Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, reuniu na passada sexta-feira com autarcas com o objetivo de ajudar a região a ter uma representatividade a nível europeu.

Nessa sessão, Carlos Moedas abordou a questão da regionalização que, segundo ele, tem de ser vista pela população como uma solução aos problemas e não como mais processos burocráticos: “É muito importante pensarmos sobre o futuro e termos uma discussão sobre a regionalização em Portugal. É importante pensar no tipo de regionalização que precisamos, eu acho que os portugueses olham muitas vezes para regionalização, veem mais burocracia e não querem. Na minha opinião, as pessoas querem uma regionalização que lhes resolva os problemas, que possa ser esta ponte entre as regiões e a Europa”, disse, acrescentando que Portugal, como país pequeno, tem de ter uma regionalização adaptada às suas necessidades.

Para além disso, Carlos Moedas elogiou e realçou o facto de a UTAD acolher duas novas empresas no seu interior, um processo que permitirá estabelecer uma ligação entre o mundo empresarial e universitário: “Eu penso que esse é o próximo passo, ou seja, em Portugal, nós criamos as universidades no interior, mas como é que as ligamos ao mundo empresarial? Aquilo que vi na UTAD foi essa ligação a ser feita através de duas empresas que se vão instalar dentro da universidade”.

CR

Notícia completa na edição nº660, já nas bancas.

Menu