CIMAT adquiriu dois Biotrituradores para dar suporte às Brigadas de Sapadores Florestais

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) adquiriu 2 Biotrituradores para dar suporte às 2 Brigadas de Sapadores Florestais que possui sobre seu comando. Esta aquisição resulta da candidatura apresentada ao Programa Operacional NORTE2020.

Com a constituição das Brigadas de Sapadores Florestais, a CIMAT passou a assumir novas responsabilidades operacionais, nas quais se incluem a execução e a manutenção de Faixas de Gestão de Combustíveis na Região do Alto Tâmega.

Face à dimensão do território era necessário dotar as duas brigadas da CIMAT de equipamento mecânico que apoiasse os trabalhos de execução da rede de defesa da floresta contra incêndios. Para aumentar a sua capacidade de resposta, a CIMAT candidatou-se ao Programa Operacional NORTE2020 para aquisição de 2 Biotrituradores.

Estes Biotrituradores irão acompanhar as Brigadas para triturar os sobrantes das limpezas das faixas de gestão de combustível, bem como no tratamento dos resíduos resultantes dos trabalhos de poda e limpeza de árvores.

A trituração imediata dos materiais, transformando-os em estilha, permitirá acabar com a deposição dos mesmos em amontoados à espera das condições ótimas para efetuar a sua queima – método de uso tradicional para eliminar os sobrantes e muitas vezes causador dos incêndios florestais.

Menu