COVID-19: centro de diagnóstico de Chaves abriu hoje

Abriu hoje, em Chaves, o Centro de Diagnóstico Covid-19. Este novo centro, com capacidade para, numa fase inicial, 50 testes diários, funcionará das 09h00 às 17h00 de segunda a sexta-feira. Instalado no Centro Cívico, este espaço fará testes de diagnóstico e despistagem ao COVID-19, dando cobertura aos seis municípios do Alto Tâmega.

O presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, definiu esta abertura como “o resultado de um conjunto de vontades e de uma linha de cooperação assertiva entre todos os autarcas do Alto Tâmega, sendo mais uma vitória da região e dos seus cidadãos na qual a área da saúde pública sai reforçada”.

Este centro de diagnóstico, segundo o autarca flaviense, vem “combater o défice de capacidade no que diz respeito à realização de testes, permitindo fazer a avaliação e diagnóstico de situações, sempre encaminhadas pela linha de Saúde 24 e também por associações particulares mesmo que privadas, com prescrição médica obrigatória.

Manuel Magalhães, dos Laboratórios Germano de Sousa, garantiu que, “neste momento, o espaço cedido pelo município de Chaves se encontra a funcionar em ambiente controlado, numa solução interna de recolha, sendo que na próxima semana poderá vir a completar-se com a funcionalidade tipo drive in, podendo a amostra ser recolhida dentro do próprio carro.”

Com expetativas de um aumento do número de testes realizados por dia, o presidente da Câmara Municipal de Chaves realçou a importância de, nesta fase inicial, “perceber o número de necessidades que existem na comunidade do Alto Tâmega.”

Esta parceira, resultado de um esforço tripartido do Município de Chaves, da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) e dos Laboratórios Germano de Sousa, procura dar também uma resposta aumentada de diagnóstico às solicitações oriundas do Agrupamento dos Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso. Os Centros de Saúde dedicados ao Covid-19, em cada concelho, vão constituir-se como centros de recolha, podendo a capacidade de testes diária ser aumentada em função da capacidade técnica e do volume da população abrangida.

De recordar que, tal como nos outros centros de rastreio, os testes são feitos mediante prescrição médica e marcação obrigatória, para o número 930 573 624 ou email covid19.chaves@germanodesousa.com.

Menu