COVID-19: centro de diagnóstico em Chaves arranca para semana

O presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, anunciou ontem a criação de um centro de diagnóstico à Covid-19 destinado à recolha de testes feitos ao nível de cuidados de saúde primários no Alto Tâmega e que deverá arrancar na próxima quarta-feira.

A criação deste centro de diagnóstico à Covid-19 resulta de uma parceria entre os municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega e os Laboratórios Germano de Sousa.

O espaço, que será criado no centro cívico de Chaves, prevê a realização de testes à Covid-19 sem sair do carro. “Vai servir para dar resposta a todas as solicitações que venham do Agrupamento dos Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso e vemos por esta via aumentada a capacidade de resposta ao diagnostico”, assinalou o autarca, acrescentando que “o centro vai permitir que todas as recolhas de todos os testes que possam ser feitos a nível de cuidados de saúde primários possam ser aqui tratados”.

Segundo o autarca, esta solução permite que sejam diagnosticados os testes autorizados via linha de saúde 24 e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.

“Por esta via todo o Alto Tâmega vai ganhar uma capacidade adicional de realização de diagnósticos da covid-19”, realçou o autarca flaviense.

Para além disso, a CIM Alto Tâmega revelou ontem que vai pedir ao Governo que se instalem centros de recolha para diagnóstico à covid-19 nos centros de saúde da região para “facilitar a vida dos cidadãos e profissionais”.

“É importante para facilitar a vida às pessoas e para se evitarem deslocações distantes, porque nesta altura de confinamento e de distanciamento social, quantos menos percursos se fizerem melhor”, concluiu o presidente da CIM Alto Tâmega, Orlando Alves.

Fonte: Lusa

Menu