COVID-19: programa de testes em lares “será uma realidade” em Vila Real

Hoje, arrancou o programa de testes de Covid-19 em lares de idosos, uma operação preventiva da pandemia de Covid-19 que começou pelos distritos de Lisboa, Aveiro, Guarda e Faro, e que foi anunciada pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança, Ana Godinho.

Esta iniciativa está sob a responsabilidade do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em articulação com o Ministério da Ciência, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa e o Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa que disponibiliza um kit de diagnóstico do vírus.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, que contactou Ana Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança, estes intervenientes estão a articular, com o conjunto das instituições do Ensino Superior, uma rede que permita que a tecnologia deste Instituto de Medicina Molecular possa ser disponibilizada a todas as instituições para que possam testar os idosos dos diferentes distritos.

“Foi me garantido que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) tinha laboratório com condições para fazer esses testes. Contactei o reitor da UTAD, que também se mostrou disponível, e disse que já havia contactos com o Ministério da Ciência nesse sentido”, explicou Rui Santos, acrescentando que “se tudo correr bem, nos próximos dias, também no distrito de Vila Real e, em particular, no concelho, esses testes serão uma realidade”.

Menu