COVID-19: Ribeira de Pena com centro de acolhimento instalado em multiusos


O Município de Ribeira de Pena instalou um Centro de Acolhimento no Pavilhão Multiusos do Pena Aventura Park, com vista a reforçar a capacidade de resposta a possíveis necessidades de isolamento decorrentes da situação pandémica.

Este espaço de retaguarda visa acolher grupos específicos que necessitem de alojamento temporário, nomeadamente, utentes de IPSS’s não infetados que necessitem de ser retirados das instalações.

O espaço dispõe de 55 camas e inclui ainda quartos independentes (14 camas) para descanso dos profissionais responsáveis por prestar cuidados a estes utentes.

A criação deste local de concentração tem como objetivo evitar a deslocação de munícipes, em situação de vulnerabilidade, para instalações situadas fora do concelho, em caso de necessidade de separação de casos confirmados de COVID19.

O executivo municipal espera que a evolução da pandemia no território não implique a necessidade da utilização deste espaço, contudo, o mesmo poderá assumir outras valências, de acordo com as necessidades que forem surgindo.

O Centro de Acolhimento foi preparado em parceria com o Pena Aventura Park, dada a sua capacidade de assegurar, no imediato, a logística necessária para organizar este tipo de resposta: disponibilidade de um elevado número de camas, existência de local de preparação de refeições, instalações sanitárias com balneários e condições adequadas de aquecimento.

A terminar, importa referir que o Município de Ribeira de Pena está a transformar a ala de internamento do Centro de Saúde de Ribeira de Pena no local de isolamento e apoio a doentes COVID19 que não reúnam condições para fazer o tratamento adequado nas suas próprias casas e não necessitem de cuidados hospitalares.

Menu