Debate sobre as plantas silvestres comestíveis em Vila Real

No dia 6 de abril o Município de Vila Real desenvolve o Seminário “O Valor dos Simples” para promover o debate sobre as plantas silvestres comestíveis, desenvolvido no âmbito do Projeto O Valor dos Simples. Este seminário decorrerá no auditório do Parque Natural do Alvão, é gratuito contudo de inscrição obrigatória para ambiente@cm-vilareal.pt.

Os objetivos do projeto “O Valor dos Simples” prendem-se com a recuperação de um conjunto de saberes e sabores e a contribuição para a criação de mecanismos de valorização do uso das plantas silvestres na gastronomia e na alimentação. A ambição deste projeto é poder trabalhar de forma integrada em toda a fileira do setor: a produção, a restauração, a comercialização, os consumidores, mas igualmente com outros segmentos que podem associar-se a este projeto, como as atividades de caráter cultural. Pretende-se também estimular o aparecimento de novos agentes económicos que possam aproveitar este recurso, criando novos negócios ou novas áreas de negócio.
A primeira grande ação deste projeto é este seminário que pretende a partilha de saberes em torno das Plantas Alimentares Não Convencionais (PANC) na alimentação envolvendo biólogos, chefes de cozinha, gerentes do setor de hotelaria e restauração, nutricionistas, agrónomos, produtores e comerciantes.
Para além do seminário irão desenvolver-se uma série de workshops subordinados a estas temáticas. Os workshops serão desenvolvidos nos dias 18 e 19 de maio e no dia 1 de junho.
Este projeto é cofinanciado pelo Programa NORTE 2020.

Menu