Despiste na Rampa de Murça causa dois mortos e oito feridos

O Campeonato Portugal de Montanha de 2020 teve a sua prova inaugural com a Rampa Porca de Murça, prova que não terminou em virtude do acidente com o piloto Luís Silva, ao volante do BMW M3, que provocou dois mortos e oito feridos.

O despiste de um piloto que participava na rampa de Murça fez este domingo dois mortos, dois feridos graves e seis ligeiros. Entre os feridos graves conta-se um dos bombeiros que prestava apoio à prova, que é pontuável para o Campeonato de Portugal de Montanha

Depois de ultrapassar a linha de meta da última subida de prova e já numa zona de desaceleração alguma coisa falhou e o M3, totalmente em bloqueio e derrapagem, entrou de frente numa zona protegida com rails e colheu violentamente os espetadores que aí se encontravam.

Em conferência de imprensa, realizada na Câmara Municipal de Murça, no final desse dia, o presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim, disse que “o acelerador do automóvel colou, a viatura cruzou a linha de meta e seguiu em frente”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Murça, Mário Artur Lopes, afirmou que “não houve falha dos mecanismos de segurança”, revelando que o município decretou três dias de luto, entre segunda e quarta-feira.

O autarca sublinhou que as vítimas “se encontravam nas zonas de espetáculo, cumprindo assim os requisitos impostos pela segurança da prova” e acrescentou que a autarquia vai “enveredar todos os esforços para averiguar o que efetivamente aconteceu e acionar todos os mecanismos”.

Durante a manhã de segunda feira, dia 9 de março, seis dos oito feridos na sequência do despiste, tiveram alta e dois permaneceram no Hospital de Vila Real, por serem considerados casos graves.

As duas vítimas mortais, ambas com 55 anos, são um funcionário da Câmara Municipal de Murça e uma mulher que vivia na aldeia de Levandeira, próxima do local do acidente.

O veículo acidentado, segundo a GNR, encontra-se apreendido para futuras diligências ordenadas pelo Ministério Público.

Menu