Dia Internacional do Enfermeiro assinalado no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro


Hoje, dia 12 de maio, assinala-se o Dia Internacional do Enfermeiro. Uma data que não podia deixar de ser assinalada, dado o papel fundamental que estes profissionais de saúde têm assegurado ao longo desta pandemia que assola o nosso país e o mundo.

Para comemorar esta data que enaltece o trabalho dos enfermeiros em tempos que não permitem contactos próximos, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) lançou um desafio aos seus profissionais e utentes e, hoje, vai disponibilizar um e-book em que foram agrupados depoimentos de vários profissionais e utentes sobre aquilo que sentem sobre o seu trabalho diário. O e-book ficará disponível nas redes sociais do CHTMAD.

Neste dia, pelas 09h40, o Centro Social da Nossa Senhora do Extremo, de Tourencinho, irá distribuir pastéis de nata pelos profissionais, nomeadamente pela estrutura de apoio à urgência (tenda) e, de seguida, pela Unidade de Isolamento e Doenças Infeciosas.

Mais tarde, pelas 11 horas, o Serviço de Pediatria irá entregar Kits de proteção individual personalizados (cremes hidratantes, pensos de proteção e barreira e etc.) pelos profissionais da linha da frente do combate ao Covid-19. Esta ação está inserida no projeto #cuidadequemcuida elaborado pelas enfermeiras da Consulta Externa de Pediatria, com o apoio da Educadora e da Psicóloga.

Da parte da tarde, um grupo de alunos do mestrado de Design para a Inovação Social, da Universidade de Aveiro, oferecerá flores a todos os profissionais do CHTMAD como forma de agradecimento pelo louvável desempenho prestado no tratamento da população durante o surto pandémico. Esta oferta acontecerá  às 13h, junto à tenda da triagem COVID, na unidade hospitalar de Lamego, às 14h 30, junto à tenda da triagem COVID, na unidade hospitalar de Vila Real, e às 17h, junto à tenda da triagem COVID, na unidade hospitalar de Chaves.

Para salvaguardar a segurança de todos, as atividades decorrerão de acordo com as normas da DGS sobre o distanciamento social e de etiqueta respiratória.

Comemoração diferente devido à pandemia de COVID-19

“Este ano tivemos que reinventar as comemorações através do e-book e o CHTMAD vai tentar comemorar de uma forma um bocadinho diferente, mais uma vez, graças à generosidade dos outros”, declarou Rita Castanheira, Presidente do Conselho de Administração do CHTMAD. “Este é um período estranho, mas o empenho e a vontade dos profissionais em encontrar soluções para conseguirmos tratar os nossos doentes tem sido imensos e isso faz com que consigamos dar o melhor aos nossos utentes e à população”, concluiu.

Por sua vez, Júlio Azevedo, Enfermeiro Diretor do CHTMAD quis deixar a seguinte mensagem aos profissionais de enfermagem: “Eu queria deixar uma mensagem de esperança, que juntos iremos vencer este desafio e que sairemos dele mais coesos , mais fortes e mais preparados para o futuro que nós sempre quisemos. Manter a esperança viva, em tempos de incerteza, é uma prova de força que os enfermeiros podem dar de si mesmos para ultrapassar este momento e continuar a construir segurança o momento de afirmação, de respeito e de valorização da profissão. Para mim é um orgulho estar como Enfermeiro Diretor neste momento em que os profissionais, através das suas competências, da sua dedicação e da sua resiliência foram capazes de construir a resposta para os utentes que servimos”.

O Dia Internacional do Enfermeiro celebra-se a 12 de Maio. Foi criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros e a data escolhida remete para o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) designou 2020 o “Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira”. 

Menu