Estrada Nacional nº 2 assinala hoje 75 anos


A Estrada Nacional nº 2 celebra hoje 75 anos, uma data especial para esta estrada única que liga Portugal continental de norte a sul, ao longo de mais de 739 quilómetros. A 11 de maio de 1945, o Diário do Governo publica o Decreto-Lei n.º 34.593, que institui o primeiro Plano Rodoviário português. A Estrada Nacional 2 (EN2) é, assim, pela primeira vez identificada como ligando Chaves a Faro, tornando-se na maior estrada do país.

A EN2, atualmente, atravessa 35 concelhos do país, distribuídos por 11 distritos, cumprimentando alguns dos mais importantes rios portugueses, subindo e descendo cinco serras, descobrindo cinco tesouros nacionais reconhecidos pela UNESCO. A estrada conta a história de Portugal ao longo do seu trajeto, apresentando cultura, gastronomia e tradições locais/regionais, dando a conhecer, em cada quilómetro do seu traçado, pessoas que sabem receber e que dão alento para os viajantes continuarem a viagem.

Ao longo dos últimos anos, a EN2 tem-se afirmado como um destino turístico de excelência, não só pela exponencial procura interna por parte de quem a percorre de carro, de moto, de bicicleta, de autocaravana, ou até mesmo a pé, mas também pelo reconhecimento internacional que tem vindo a obter um pouco por todo o Mundo.

A EN2 é um livro que nos conta a história de vida de quem nela se encontra e nos convida. É a aventura portuguesa que os estrangeiros querem experimentar. Mais do que nunca, abracemos este desafio e façamo-nos à estrada.

Menu