Feira dos Santos integra painel de candidatura às 7 Maravilhas da Cultura Popular


2020 é o ano para celebrar a cultura popular, no concurso das 7 maravilhas, no qual foi nomeada a candidatura apresentada pelo Município de Chaves, com a “Feira dos Santos – a maior feira de rua de Portugal”, na categoria “Festas e Feiras”.

Realizada em Chaves desde tempos que se vão perdendo já na memória, a “Feira dos Santos” constitui-se para as gentes do Alto Tâmega e particularmente para os Flavienses, o ex-libris festivo desta região, onde as ruas da cidade se transformam num espaço de convivência, repleto de sons, cheiros e movimentos de multidões, onde o comércio e a diversão tomam conta da cidade.

A promoção do Património Cultural Imaterial de Portugal vai permitir elevar a Cultura Popular a um patamar de causa pública. Fruto do desenvolvimento social e cultural, Portugal afirma-se hoje pelos seus valores únicos e pela dimensão da sua multiculturalidade, onde a expressão da sua autenticidade se encontra em cada um, em cada aldeia, vila ou cidade.

Recorde-se que desde 2007, as 7 Maravilhas® divulgam e comunicam os valores positivos de uma Identidade Nacional, através de uma experiência em que as pessoas podem participar ativamente nas votações.

Menu