Filandorra abre Festival de Teatro de Alfândega da Fé

o próximo Domingo a Filandorra – Teatro do Nordeste “abre” a edição de 2019 do Festival de Teatro de Alfândega da Fé com o espectáculo Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim da autoria do grande dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca, a 70ª produção da Companhia estreada em 2018 no Teatro Ribeiro Conceição em Lamego.

Com encenação de David Carvalho, Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim é um hino ao Amor que Lorca construiu “a partir de memórias quase infantis das aleluias”, espectáculos populares do século XIX. Se no início se assemelha a uma comédia ao gosto popular, transforma-se progressivamente numa tragédia, quer no conteúdo quer na forma, para tratar um tema simples e popular, através de uma forma poética que requer do espectador muita sensibilidade e disponibilidade já que o tema é mais sugerido do que representado. Trata-se de uma das mais belas histórias da literatura dramática espanhola, e conta a história de um velho aristocrata de alma pura e desconhecedor do mundo das mulheres, Dom Perlimplim, que é levado por Marcolfa, sua governanta, a casar-se com a jovem e atraente Belisa, que por interesse e influência de sua mãe, aceita o enlace. Completamente apaixonado e incapaz de consumar o casamento, Dom Perlimplim descobre as infidelidades de Belisa e para a conquistar concebe um plano que envolve todas as personagens e revela ao público um final surpreendente. Toda a ação decorre num ambiente de mistério que leva o espectador ora a um mundo de magia, ora à realidade nua e crua, e o que tinha de acontecer acontece…

Esta produção conta com assistência de encenação de Bibiana Mota, as interpretações de Bruno Pizarro, Débora Ribeiro, Helena Vital Leitão, Anita Pizarro, Silvano Magalhães, Sofia Duarte, Rui Moura e na técnica com Pedro Carlos (Som) e Carlos Carvalho (Luz). Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim sobe ao palco da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues pelas 17h00, e tem entrada livre.

O último dia do Festival de Teatro está reservado para a apresentação do Exercício Público Final da escola de teatro TAFÉ – Grupo de Teatro de Alfândega da Fé, que com coordenação artística e pedagógica da Filandorra, vai apresentar Leandro, Rei da Helíria de Alice Vieira, uma história que fala de amor, ingratidão e honestidade. O grupo TAFÉ é formado por cerca de 20 elementos, dos 8 aos 80 anos, e conta com o apoio do Município de Alfândega da Fé, com o qual a Filandorra mantém um Protocolo de Cooperação desde 2011 o âmbito da formação e animação teatral, integrando a Rede CARAS – Comunidades de Acolhimento e Residências Artísticas, de que resultaram experiências inovadoras de descentralização teatral nomeadamente a criação em residência de artística do espetáculo À Manhã de José Luís Peixoto em 2011 e que potenciou o aparecimento do projecto “O Teatro e as Serras”, vencedor da primeira edição do OPP – Orçamento Participativo de Portugal.

Menu