Hipermercados e shoppings vão fechar às 13 horas no fim de semana

O Governo voltou a reunir esta quinta-feira para reavaliar as medidas restritivas de combate à covid-19. Entre as decisões está a atualização da lista dos concelhos de risco, que passaram a ser 191, o reforço de algumas medidas e os apoios ao setor da restauração.

A nova lista retira o concelho de Mesão Frio, onde estas medidas de restrição deixam de estar em vigor, a partir das zero horas desta sexta-feira, e passa a incluir os concelhos de Boticas e Montalegre, no Alto Tâmega.

Entre as novas regras, que entram em vigor no fim de semana, está o encerramento de comércio e restauração às 13 horas. A abertura dos estabelecimentos só pode ocorrer a partir das 8 horas. Os restaurantes só podem funcionar a partir das 13 horas para entrega ao domicílio e os shoppings e hipermercados vão estar fechados.

Fora da obrigatoriedade de fechar a partir das 13 horas e de abrir a apenas a partir das 8 horas estão: farmácias, clínicas e consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 metros quadrados e as bombas de gasolina.

Menu