Celebra-se hoje o dia da Assunção de Nossa Senhora

A Assunção de Nossa Senhora ao céu é celebrada anualmente a 15 de agosto. A tradição católica defende que, aquando da morte de Virgem Maria, esta foi transportada em corpo e alma até aos céus para participar da glória de seu filho, Jesus Cristo.

A 1 de novembro de 1950, o Papa Pio XII proclamou como dogma de fé a Assunção da Virgem Santíssima na Constituição Apostólica Munificentissimus Deus afirmando que: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.

Por isso, em muitos países de Tradição Católica, como Portugal, Espanha e Itália, a Assunção de Maria é um feriado nacional.

Feriado de Assunção de Nossa Senhora

Este dia da Assunção de Nossa Senhora é feriado em Portugal. Não foi um dos feriados religiosos eliminados pelo Governo e posteriormente repostos. Estes foram o Dia de Todos os Santos e o Dia de Corpo de Deus.

Nossa Senhora é considerada a rainha de Portugal, estando ligada aos principais acontecimentos da história da independência de Portugal.

A festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a “Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria” pelos católicos.

O Dia da Imaculada Conceição, celebrado no dia 8 de dezembro, é outro feriado nacional em que se invoca a importância de Nossa Senhora.

Menu