IV Meia Maratona de Vila Real vem “saciar” sede de provas dos atletas

A IV Meia Maratona de Vila Real volta às agendas de todos os atletas interessados, no próximo dia 12 de setembro, após a ausência provocada pelas restrições da pandemia de Covid-19.

Assim, no próximo domingo, dia 12, as ruas da cidade vila-realense vão acolher a corrida “Meia Maratona” de 21,1 Km; a “Mini Maratona” de sete quilómetros e uma caminhada de cinco quilómetros para todos que queira participar.

Carlos Valente, atleta que apadrinha estas provas, realçou a sua felicidade pelo regresso desta prova, uma vez que os atletas estão com sede” para regressar à estrada. “Vila Real tem o privilégio de ter a primeira prova de estrada. A nossa cidade está cada vez está melhor, dado que, agora, com a novas ruas, tem melhores condições para praticar a nossa modalidade”, referiu.

Rui Santos, presidente da Câmara Municipal de Vila Real, destacou a importância que este evento desportivo tem vindo a assumir nos últimos anos, tornando-se “numa prova incontornável do panorama do atletismo regional e nacional”.

Já Francisco Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Vila Real, relembrou que a Meia Maratona marca “mais um passo no regresso à normalidade”, dado que, no próximo dia 12, será tomada a decisão relativamente à obrigatoriedade do uso de máscara na via pública. “Se, eventualmente, a decisão de ser obrigatório o uso de máscara recair nesse dia, é mais uma razão para que a nossa cidade e o nosso concelho estejam a assinalar mais um passo em direção à normalidade”, reforçou.

Por sua vez, Carlos Alonso, sócio-gerente da Excellus, entidade promotora da IV Meia Maratona de Vila Real, declarou que “Vila Real e o atletismo merecem este sinal de regresso à normalidade, sem nunca desarmar das preocupações essenciais”. “O pico que a pandemia teve no início do verão fez-nos adiar a decisão final, mas o bom avanço do processo de vacinação permitiu-nos, à última hora, avançar com este evento. Esperamos, mesmo com estas condicionantes, ir ao encontro das expectativas dos participantes, que será um sinal para podermos dar um largo passo para termos uma forte prova em 2022″, acrescentou.

Recorde-se que esta é uma prova única pelas características do território, o que a torna muito exigente em termos técnicos mas que, simultaneamente, lhe confere um fator diferenciador e um atrativo acrescido quando comparada com outras competições do género que se realizam no país.

A partida está marcada para as 10h00, na Avenida Carvalho Araújo, e as inscrições podem ser efetuadas até dia 11, todavia, a organização aconselha os atletas que a efetuem o quanto antes.

A IV Meia Maratona de Vila Real está a cargo da Associação de Atletismo de Vila Real, em coorganização com a Câmara Municipal de Vila Real, sendo promovida pela EXCELLUS Lda.

Menu