As instalações dos Bombeiros Voluntários de Salto testemunharam, na tarde de ontem, uma reunião de emergência da Proteção Civil do concelho que juntou a Proteção Civil municipal e distrital, Autoridade de Saúde, bombeiros, Segurança Social, GNR e direção do lar.
Em causa está o surto epidémico da covid-19 no Lar de Nossa Senhora do Pranto, em Salto, onde até ao momento 26 idosos e 10 funcionárias testaram positivo à covid-19. Há ainda três utentes com testes inclusivos, e apenas quatro, num universo de 30, deram negativo à doença provocada pelo novo coronavírus.
Os utentes com Covid-19 estão a ser retirados este domingo, de forma temporária, para o Pavilhão Multiusos de Montalegre, convertido desde abril último em “hospital”. Os “negativos” serão acomodados em instalações que estão a ser preparadas em Salto.
Estima-se que esta operação “durará pelo período de quatro a cinco horas, o tempo necessário para que uma brigada da GNR faça a desinfeção geral do lar”, explicou Orlando Alves, presidente do município de Montalegre.
Posto isto, os idosos regressam, depois da hora do almoço, ao Lar de Nossa Senhora do Pranto.