COVID-19 em lar de Vila Real: transferência dos utentes continuará hoje


O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, ordenou hoje a evacuação do Lar da Nossa Senhora Das Dores, em Vila Real.

A evacuação iniciou-se durante a noite com a saída de um utente com teste negativo ao COVID-19, que foi encaminhado para Vila Nova de Gaia. Foram depois encaminhados 3 utentes com testes positivos ao COVID-19 para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Transferência após a qual o Centro Hospitalar de Vila Real decidiu enviar para o Lar a sua Diretora clínica, dois enfermeiros e dois auxiliares, para avaliarem a condição médica dos utentes presentes no Lar, antes de continuar a evacuação.

Após a avaliação, foi proposto pela Diretora clínica interromper a evacuação, ficando os elementos do CHTMAD, os elementos do Exército, da Cruz Vermelha e as funcionárias do Lar, a assegurar a assistência aos utentes durante esta noite.

De referir que foi dada a possibilidade a todas as funcionárias de saírem do Lar, passando a cumprir o isolamento profilático nas suas casas, mas que todas optaram por permanecer junto dos utentes. O CHTMAD assumiu assim os cuidados a prestar aos idosos, aguardando-se que hoje os reencaminhem para as suas instalações ou outras que considerem adequadas. O Município de Vila Real continuará a acompanhar o desenvolvimento desta situação, que passa agora para a alçada da Saúde.

“O CHTMAD assumiu os cuidados a prestar aos idosos, aguardando-se que hoje os reencaminhem para as suas instalações ou outras que considerem adequadas”, afirmou a câmara à Lusa.

Recorde-se que, no total e até à data, já foram confirmados 45 casos de Covid-19.

Fonte: Lusa

Menu