Legislativas 2022: distrito de Vila Real com 16 candidaturas

Sete das 16 candidaturas entregues no Tribunal de Vila Real às Eleições Legislativas de 2022 são encabeçadas por residentes fora do distrito, desde Armamar até Cascais e Sintra, passando ainda por Amarante, Porto, Matosinhos e Leiria.

As 16 forças políticas que se candidatam às eleições de 30 de janeiro têm como cabeças de lista cinco mulheres e 11 homens. As profissões são muitos variadas, há um agricultor, um advogado, um gestor, um empresário, um técnico superior de administração pública, uma reformada, um técnico comercial, uma técnica superior de museologia, uma lojista, dois professores, dois médicos e três engenheiros.

Entretanto, o Tribunal de Vila Real sorteou as listas com o intuito de ordenar as forças políticas no boletim de voto para os eleitores do Círculo Eleitoral de Vila Real. De acordo com o sorteio, o Chega, que candidata Manuela Tender, com 50 anos, como cabeça de lista, ocupará o primeiro lugar, ao que se segue o CDS-PP, cuja lista é encabeçada por Vítor Pimentel, com 40 anos. Em terceiro lugar surge o Bloco de Esquerda, que tem como primeira da lista Enara Teixeira, de 39 anos, e em quarto lugar, o sorteio determinou o PPD/PSD, que tem como cabeça de lista Artur Soveral de Andrade, com 62 anos. Em quinto lugar está o Nós, Cidadãos!, que tem como primeiro da lista João Cabeço, de 71 anos.

Em sexto lugar vai estar, no boletim de voto, a coligação #ESTAMOS JUNTOS, que agrega o Partido Popular Monárquico (PPM) e o Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP), sendo liderada por Manuel Sampayo, de 62 anos, em sétimo aparece o R.I.R. (Reagir Incluir Reciclar) cuja lista é encabeçada por Sandra da Conceição Pinto, com 46 anos e em oitavo lugar está o Partido da Terra (MPT) que tem como cabeça de lista Nuno Novo, de 43 anos.

Na segunda metade do boletim de voto está em nono lugar o Volt Portugal, que apresenta em primeiro da lista João Pedro Gonçalves, de 25 anos, seguido do Livre, que tem como cabeça de lista João Nogueira da Silva, de 57 anos e a Coligação Democrática Unitária, que junta o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista Os Verdes e cuja lista é encabeçada por José Miguel Fernandes, de 54 anos. O sorteio determinou, ainda, que o Iniciativa Liberal ocupe o décimo segundo lugar, este partido tem como cabeça de lista Joana Ferreira, de 42 anos.

As últimas forças políticas presentes no boletim são o Movimento Alternativa Socialista (MAS), encabeçado por Bruno Cancelinha, com 25 anos, segue-se o PS em décimo quarto lugar com Francisco Rocha, de 54 anos, como líder da lista.

O décimo quinto lugar é ocupado pelo Pessoas – Animais – Natureza (PAN) que tem como cabeça de lista José Castro, de 56 anos e o boletim é encerrado pelo Ergue-te, que candidata em primeiro lugar Isabel Montalvão e Silva, de 64 anos.

Luís Mendonça

Menu