Ministra da Agricultura visita Agrupamento de Produtores de Carne Maronesa em Vila Real


A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, visitou, hoje, 24 de abril, o Agrupamento de Produtores de Carne Maronesa e a Associação de Criadores do Maronês, em Vila Real. A visita teve como objetivo assegurar o acompanhamento próximo da rede de produção e abastecimento alimentar e demonstrar as capacidades da nova plataforma criada pelo Ministério da Agricultura, “Alimente quem o alimenta”, que visa aproximar consumidores e produtores.

“Esta plataforma não é uma plataforma que faz concorrência a outras que já existam, antes pelo contrário congrega. E, neste momento, tem um conjunto significativo de outras plataformas que se ligaram a partir desta”, declarou Maria do Céu Albuquerque, realçando que, neste momento, a plataforma já conta com 700 produtores inscritos e s mais de 50 mil interações com os consumidores. “Queremos também alimentar esta ideia de que, com os produtores e com os consumidores, temos que assumir uma responsabilidade coletiva para podermos dar a garantia à produção nacional que não parou e que continua a alimentar-nos a todos, todos os dias”, declarou a Ministra da Agricultura.

Quanto aos produtores de raça bovina Maronesa, a Ministra confessou que a produção animal é um dos setores mais afetados por esta crise, devido ao encerramento de vários estabelecimentos de restauração. No entanto, veio dar uma palavra de incentivo aos produtores porque, por um lado o Canal Horeca vai reabrir brevemente, com todas as garantias de segurança, e, por outro, porque o Ministério da Agricultura tem pedido à Comissão Europeia um conjunto de medidas excecionais que “vêm permitir o armazenamento privado para o setor dos lacticínios, mas também para a carne de vaca”.

Menu