Município de Lamego assegura aulas à distância aos alunos do concelho


O Município de Lamego continua a disponibilizar tablets e acesso móvel à internet aos alunos do concelho, do 1º ciclo do ensino básico ao secundário, que não dispõem deste tipo de equipamentos. Esta medida é implementada em estreita colaboração com os agrupamentos de escolas e visa assegurar a promoção de igualdade de oportunidades no acesso à educação, durante a suspensão das atividades letivas provocada pela pandemia.

Dos mais de 2500 alunos que frequentam a rede pública do concelho, foram identificados 126 que não possuem recursos tecnológicos necessários ao acompanhamento da atividade letiva. “Estamos atentos a estas dificuldades. Queremos que as nossas crianças e jovens possam ter aulas online e trabalhar em rede para aceder aos conteúdos programáticos em cada uma das áreas disciplinares”, afirmou o Presidente Ângelo Moura, no final de mais uma entrega de equipamentos que decorreu na Escola Secundária Latino Coelho, onde esteve acompanhado pela Vereadora da Educação, Ana Catarina Rocha.

A identificação dos estudantes sem acesso a tecnologias de suporte para a realização alternativa do terceiro período letivo foi realizada em articulação com as equipas pedagógicas dos Agrupamentos de Escolas de Latino Coelho e da Sé. No final do ano letivo, os pais e os encarregados de educação devolverão à autarquia estes equipamentos.

No atual contexto em que algumas famílias não dispõem de meios digitais para uma efetiva comunicação com a escola, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – “Lamego Educa” está a implementar um conjunto de medidas que promovem a igualdade de oportunidades de acesso a ambientes educativos e inovadoresà distância.

Menu