Município de Vila Real investe 235 mil euros na inovação e inclusão em bairros sociais

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, anunciou nesta segunda-feira, dia 28 de setembro, em conferência de imprensa, a aprovação de uma candidatura para a concretização do projeto “Bairros da Bila – Intervenção Concertada para a Inovação e Inclusão Social”, avaliada em mais de 235 mil euros, dos quase perto de 200 mil euros serão comparticipados pelo Fundo Social Europeu.

Esta iniciativa tem como objetivo a criação de diversas iniciativas que permitam a inclusão social, através de dinâmicas inovadoras, que, segundo Rui Santos, irão contar com vários parceiros de diferentes áreas de intervenção, nomeadamente do terceiro setor e tecido empresarial”.

“O principal objetivo deste projeto, será essencialmente potencializar a inclusão ativa das comunidades residentes nos bairros sociais de Vila Real”, informou o presidente, considerando que a diversidade, o multiculturalismo, a integração e a empregabilidade “são elementos fundamentais deste projeto”.

A operação em causa irá incidir, sua maioria, sobre a população residente nos bairros sociais do município de Vila Real, na qual, o Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro, que será “o polo dinamizador das atividades previstas”, esclareceu Rui Santos.

A regeneração urbana deste bairro, que será o palco de numerosas atividades, começou por ser promovida pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e também pelo Plano Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD). De acordo com o presidente da Câmara Municipal, “para além da obra física e de grande regeneração urbana, também o imaterial e o social são tocados por este plano, o PEDU)”.

RB

Notícia completa na Edição nº 729, amanhã nas bancas.

Menu