Alijó: município e agrupamento escolar garantem acesso ao ensino à distância


A Câmara Municipal de Alijó e o Agrupamento de Escolas D. Sancho II estão a trabalhar, desde o final do segundo período, para dar resposta aos novos desafios educativos, provocados pela pandemia de Covid-19, tendo sido possível assegurar que todos os alunos do concelho tenham acesso ao ensino à distância.

A primeira preocupação passou por fazer um levantamento exaustivo das necessidades dos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do Município, tendo o Agrupamento de Escolas sinalizado 66 alunos sem computador ou acesso à internet.

“Desde a primeira hora, a Câmara Municipal teve a preocupação de universalizar a igualdade de oportunidades e assegurar que todos os alunos do concelho dispõem de meios tecnológicos para aceder aos conteúdos educativos, até que as atividades letivas presenciais sejam restabelecidas”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal, José Rodrigues Paredes.

Nesse sentido, a Câmara de Alijó investiu na aquisição de computadores e equipamentos informáticos e na rentabilização de recursos tecnológicos já existentes, em articulação com o Agrupamento de Escolas D. Sancho II, para garantir que todos os alunos tenham acesso à nova modalidade de ensino.

Foram adquiridos computadores novos, equipamentos periféricos e componentes, como ratos e discos de memória, que permitiram recuperar computadores que já estavam a ser utilizados nas escolas.

“A Escola assumiu a aquisição de hotspots de ligação à Internet, que serão distribuídos consoante as necessidades”, frisa o diretor do Agrupamento de escolas D. Sancho II – Alijó, Carlos Peixoto.

A entrega destes equipamentos deverá estar concluída esta semana, no entanto pode estar dependente da disponibilidade de resposta dos fornecedores. 

Ainda na procura de soluções para responder às necessidades, a Câmara também apostou na promoção do projeto “Keep Student” e contou com a colaboração de algumas Juntas de Freguesias.

O terceiro período letivo, em Alijó, arranca assim da melhor forma, com a garantia de que todos os alunos têm as condições reunidas para acompanhar as atividades propostas pelos professores e assegurar o sucesso do ensino à distância.

Menu