Murça promove heróis e doçaria conventual na BTL 2019

O Município de Murça esteve presente na edição de 2019 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). A par da conhecida doçaria conventual, o concelho promoveu as suas figuras heroicas, centrando-se no Soldado Milhões, Herói da Grande Guerra, figura que deu já origem a um filme a uma série, pelas mãos da RTP.

Murça levou à mais importante feira de turismo nacional, o vinho, o azeite, os doces conventuais e experiências singulares que o Concelho oferece. À semelhança do que aconteceu no ano anterior, o município optou por promover o que de melhor tem, recorrendo a momentos de animação turística, de forma a recriar momentos históricos bem diferenciadores. Atores vestiram-se a rigor para dar vida ao Frei Diogo de Murça e às Freiras Beneditinas, que deram a conhecer as famosas Queijadas de Murça e a origem de um doce conventual intrinsecamente ligado à história do Concelho.

A eles juntou-se, então, o Soldado Milhões, Herói da Primeira Guerra Mundial, o único militar português a ser condecorado no campo de batalha com a mais alta condecoração nacional, a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito. Nascido Aníbal Augusto Milhais, na aldeia de Valongo de Milhais, o Soldado Milhões tornou-se na figura de maior destaque da Grande Guerra, 1914 | 1918, ao enfrentar sozinho colunas alemãs que se atravessaram no seu caminho, o que permitiu a retirada de vários soldados portugueses e ingleses para as posições defensivas da retaguarda. Este relevante ato de bravura da história militar mundial, foi o mote para a representação exibida na BTL, que pretendeu aludir ao facto de que Murça é, efetivamente, uma ‘Terra de Heróis’.

António Luís Marques, Vice-presidente da Câmara Municipal de Murça e responsável pelo pelouro do Turismo, referiu que a BTL “é uma montra para o mercado nacional e estrangeiro, dando a conhecer aspetos que nos distingue de todos os outros, pois Murça tem particularidades muito interessantes e capazes de motivar a visita ao Concelho de Murça”. O Vice-presidente da Câmara Municipal fez um balanço positivo da participação de Murça na BTL 2019, quer pela possibilidade do contacto com os agentes especializados do setor, quer pela oportunidade que temos agarrado de ter espaço nos diversos meios de comunicação social”.

Menu