Ribeira de Pena: Museu do Linho distinguido pelo Programa Interreg Europe

O Museu do Linho de Limões, na freguesia de Cerva e Limões, foi distinguido como exemplo de boas práticas pelo Programa Interreg Europe.

O Programa Interreg Europe é a plataforma da União Europeia que gere o Fundo Comunitário para o Desenvolvimento Regional com o intuito de reforçar a política de coesão através do intercâmbio de experiências, da transferência de boas práticas e de iniciativas conjuntas entre os países membros. Neste sentido, gere e avalia a aplicação de fundos europeus no âmbito de objetivos temáticos como a inovação, as PME, a economia assente num baixo nível de emissões de carbono e a proteção do ambiente.

O Programa distinguiu recentemente o Museu do Linho de Limões como exemplo de boas práticas no âmbito da prioridade “Ambiente e eficiência na utilização dos recursos”, passando agora a ser considerado um projecto recomendado para implementação por qualquer região europeia.

Inaugurado em 2014, pelo Município de Ribeira de Pena, o Museu do Linho é um dos cinco núcleos que integram o Ecomuseu de Ribeira de Pena, tendo por missão a preservação e valorização da tecelagem tradicional do linho. É dinamizado com o apoio das tecedeiras de Limões que preservam viva a tradição mantendo ativa a oficina de tecelagem que integra a exposição permanente do próprio museu.

A página do Museu do Linho no Interreg Europe pode ser visitada em https://www.interregeurope.eu/policylearning/good-practices/item/3425/ecomuseum-of-ribeira-depena-center-of-interpretation-museum-of-flax/

Menu