Terra Maronesa promoveu oficinas alimentares com produtos locais

A Terra Maronesa promoveu, no dia 12 de novembro, duas oficinas alimentares orientadas pelo Chef Executivo António Alexandre, juntamente com o Chef Daniel Martins e a nutricionista Ana Helena Pinto.

A primeira oficina, na parte da manhã, decorreu no Mercado Municipal de Vila Real. Já na parte da tarde, a demonstração teve lugar na Casa de Telões, em Vila Pouca de Aguiar. A iniciativa foi aberta ao público em geral, com o objetivo de dar a conhecer os produtos endógenos da região e desta “Terra Maronesa”.

No Mercado Municipal de Vila Real, os responsáveis aproveitaram para escolher os produtos que serviram de base para as receitas que foram confecionadas nas duas oficinas, tais como as hortícolas, tubérculos e frutas. Para além disso, o mel e a carne de vaca maronesa, foram também os ingredientes em destaque nos pratos apresentados.

Na parte da tarde, na Casa de Telões, a iniciativa contou com a presença de vários cozinheiros de restaurantes locais, de forma a incentivar a inovação na restauração, sendo esta uma inovação com identidade local.

Ana Helena Pinto, relembrou que as oficinas pretendem demonstrar as potencialidades gastronómicas e nutricionais dos produtos tradicionais da região das serras do Alvão e Marão. “Pretendemos trazer à mesa e à cozinha, aquilo que é a identidade alimentar da Terra Maronesa”, referiu a nutricionista.

Esta atividade realizou-se no âmbito de uma candidatura ao Fundo Ambiental.

Menu