Viagem no tempo aos Jardins da Casa de Mateus

Visitar os Jardins da Casa de Mateus numa espécie de cápsula do tempo, permitindo perceber as transformações ao longo dos anos, é a proposta da Fundação da Casa de Mateus para celebrar o dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A exposição estará disponível online no site e nas redes sociais da Fundação, seguindo o princípio de desmaterialização da programação a que a instituição tem recorrido nestes tempos de contingência social devido ao Covid-19.

A exposição é um pretexto para conhecer os Jardins, mas também para homenagear Gonçalo Ribeiro Telles, arquiteto e autor do parque e do espelho de água, que nos anos 60 do séc. XX, transformaram a perceção da Casa de Mateus e da sua inscrição na paisagem. É ainda uma forma de celebrar os 150 anos de plantação dos Cedros da Casa de Mateus: “Os Cedros foram plantados por D. José Luís, 3º Conde de Vila Real, em frente à fachada da instituição. Corria o ano de 1870 e D. José Luís tinha acabado de conseguir desviar o caminho público que contornava a Casa. Do jardim romântico, que desenhou e fez construir nesses anos, sobram hoje estes dois exemplares portentosos que servem de ícone à Casa de Mateus”, refere a Fundação da Casa de Mateus.

Tomando como referência estes dois pontos no tempo, a Fundação da Casa de Mateus desenvolveu uma exposição online que guia os visitantes pelas transformações sucessivas dos Jardins da Casa de Mateus.

Ainda para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Fundação da Casa de Mateus disponibiliza online um depoimento com Teresa Andresen, arquiteta, distinguida neste ano de 2020 com o Prémio Gonçalo Ribeiro Telles.

Abril é o “Mês da Terra” na programação da Fundação da Casa de Mateus que nos próximos dias irá assinalar o Dia Mundial da Terra [22 de abril] e o Dia Europeu das Rotas dos Jardins Históricos [26 de abril].

Apesar da Instituição estar encerrada ao público, a programação da Fundação da Casa de Mateus continua ativa, a acontecer online – Mateusonline –  e pode ser consultada em www.casademateus.pt 

Menu